Municípios Maranhenses são premiados com Selo SISAN em forma de incentivo nas ações da Segurança Alimentar e Nutricional

Enaltecendo e incentivando as ações de Segurança Alimentar e Nutricional com foco no campo da Agricultura Familiar, o Governo do Maranhão realizou a 1º edição da “Premiação Selo Sisan” – “MAIS SEGURANÇA ALIMENTAR”, nesta terça-feira (30) em parceria com o CONSEA-MA, SEDES E CAISAN-MA. O selo tem o objetivo de incentivar os municípios com mudanças positivas em relação ao fortalecimento e organização da PSAN no âmbito municipal.

A ação alcançou  76 municípios que implantam políticas de Segurança Alimentar no Estado. De um total de 69 inscritos, 25 municípios foram premiados com placa e notebook. As demais cidades participantes levaram a placa “Município Adeso-Selo SISAN.

123333

A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea), Concita da Pindoba, enfatizou a importância da premiação.

“Esta premiação é importante para que os municípios possam compreender que precisam se organizar para a prática da política de Segurança Alimentar, para que eles consigam combater a fome e a desnutrição nos seus municípios”, disse Concita da Pindoba.

23

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Lourvídia Caldas destacou a atuação dos municpios que mesmo com dificuldades devido à pandemia estão avançando.

“A expectativa com relação à participação dos municípios desde o lançamento até hoje na entrega do Selo SISAN foi além do esperado, pois atravessamos um momento difícil, mesmo assim, os gestores veem se mostrando interessados em avançar na Política de Segurança Alimentar, que também é importante”, afirma Lourvídia Caldas.

O  prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que representou os demais prefeitos na premiação, destacou a importância da parceria. “Reforço a importância da parceria entre estado e município nesta importante política de Segurança Alimentar. Precisamos estar unidos para levar melhorias para as nossas cidades”, disse.

Após recebimento do prêmio, o Prefeito Raimundo Silveira disse:  A obtenção desse selo é a ação dos gestores garantindo que aqueles que estão lá na ponta, que no caso é a população mais pobre, tenha acesso a uma alimentação saudável e nutricional de qualidade”, explica o prefeito.

24

O prefeito de Codó, Dr. José Francisco Lima Neres,prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo e demais prefeitos também estiveram na solenidade sendo premiados com a placa “Selo-SISAN.

Durante o evento foram enfatizados os programas sociais que atuam no combate da Insegurança Alimentar, dentre eles o PAA Leite, Restaurante Popular, Cresan e a Cozinha Comunitária Quilombola de Alcântara que destaca-se por ser a 1º do Brasil voltada para esse setor.